NOTÍCIASNotícias

PUCRS inaugura o mais moderno estúdio de cinema do País

27.04.2017

Tecna é uma parceria com a Fundacine e o Governo RS

Por: Redação Ascom PUCRS

 

O Rio Grande do Sul ocupa posição de destaque no mercado audiovisual brasileiro e, a partir desta quinta-feira, 27 de abril, contará com um espaço inédito para fortalecer as produções e o potencial de negócios da região. O Tecna – Centro Tecnológico Audiovisual do Rio Grande do Sul – será inaugurado às 10h30min, no Tecnopuc Viamão (avenida Senador Salgado Filho, 7000). O projeto é uma iniciativa da PUCRS, em conjunto com a Fundacine e o Governo do Rio Grande do Sul, e busca articular a integração e colaboração entre universidades, empresas, poder público e sociedade, a fim de atender a uma demanda histórica do setor audiovisual.

 

Os investimentos captados para o Tecna são de R$ 27 milhões ao todo. Deste total, a primeira etapa, a ser entregue em abril, teve um investimento de mais de R$ 6 milhões, oriundos de um convênio entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) e o Governo do Estado, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), do Programa Gaúcho de Parques Tecnológicos (PGTec) e da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT/RS). Nesta fase, além da PUCRS, a Feevale é a instituição coexecutora do projeto. A inauguração contempla a entrega do mais novo e moderno estúdio de cinema e TV do Brasil, equipado também com uma área de apoio com camarins, banheiros, figurino e área para a arte, além de uma área técnica.

 

O grande desafio do Tecna é contribuir para o desenvolvimento dos setores criativos do Estado. Para isso, está baseado em uma cultura colaborativa que objetiva o aumento da profissionalização do setor, novas conexões para os arranjos produtivos locais e a expansão das redes para um melhor posicionamento no mercado brasileiro e o alcance dos territórios internacionais. “Nossa ideia é que o Tecna consiga atrair diferentes projetos e, com isso, seja possível estimular toda a cadeia produtiva regional”, defende a coordenadora, Aletéia Selonk.

 

O espaço é o único estúdio do País localizado em um Parque Científico e Tecnológico e ligado a uma Universidade. Além da utilização por profissionais e empresas do mercado, a estrutura também será usada pelos alunos da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos) durante as aulas de Graduação, Extensão e Pós-Graduação, assim como estudantes, professores e pesquisadores das demais universidades do Estado. O objetivo é manter uma sinergia ainda mais forte entre a academia e o mercado por meio dessa aproximação.

 

 

Infraestrutura

O Tecna abriga uma completa infraestrutura de produção e pós-produção de conteúdos digitais criativos, cluster empresarial, centro de formação permanente e laboratórios de pesquisa. A nova estrutura compreende um estúdio de cinema e TV, com 300 m², paredes com isolamento acústico, piso acústico flutuante com sistema antivibração, ar condicionado, grids modulares ajustáveis, sistema de elétrica cênica, área disponível para instalação de switch de vídeo e de áudio acopladas. São 130 m² de áreas de apoio com camarins, banheiros, figurino, área de arte e áreas de base de produção. Possibilidade de acoplamento de gerador, de unidades móveis de áudio e vídeo sem interferência acústica.

 

A segunda fase de implementação está prevista para o final de 2017 e compreende um laboratório de animação e efeitos visuais, Renderfarm para renderização de imagens e servidor de arquivos com back-up, estúdios de motion capture e de mixagem. Já a terceira fase, prevista para dezembro de 2018, abrange um estúdio de cinema e TV com 450 m² e áreas de apoio dedicadas à construção de cenários, desenvolvimento de figurinos, espaços de apoio a produção e alocação de acervo.  A previsão de conclusão é para final de 2018.

 

 

Utilização

A partir da inauguração, o Estúdio de Cinema e TV do Tecna estará à disposição do mercado audiovisual para sediar produções de conteúdo e eventos. Cursos relativos às práticas de produção audiovisual também estão previstos para 2017. As universidades do Rio Grande do Sul poderão contar também com a infraestrutura do Tecna para sediar atividades curriculares, projetos especiais e pesquisas. A equipe do Centro prestará este atendimento a partir do e-mail tecna@pucrs.br e do telefone (51) 3353-7014.

X

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/storage/0/35/e0/fijo/public_html/site/public/inc/rodape.php on line 8