NOTÍCIASNotícias

Missão do Reitor da PUCRS à China aborda energias renováveis

25.05.2017

Ir. Evilázio Teixeira também tratou de temas como saúde, inovação e ensino de mandarim

Por: Redação ASCOM PUCRS

Em missão à China durante a primeira quinzena de maio, o Reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, visitou oito universidades e participou do Seminário sobre Educação Brasil-China, no Instituto de Estudos Latino Americanos, em Pequim. O roteiro, do qual participaram 12 reitores brasileiros, foi organizado pelo Instituto Confucius PUC-Rio, em parceria com o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB).

 

Os temas tratados em relação à PUCRS foram a produção de energias renováveis, práticas de saúde adotadas pelo sistema chinês, ensino de mandarim, mobilidade acadêmica, tecnologia de informação e inovação. “Pretendemos estender as nossas relações de cooperação com a China. Um dos elementos importantes foi termos recebido, em nosso Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc), a Huawei, maior empresa de tecnologia do país. Temos interesse também em proporcionar aos nossos estudantes o estudo de mandarim na PUCRS, com professores chineses” projetou o Reitor. As tratativas estão em andamento com o Governo Chinês.

Com matriz energética fortemente dependente do carvão mineral, a China busca alternativas mais limpas para manter a produção industrial. Esse foi um dos assuntos tratados durante a viagem, e que poderá repercutir na contribuição de tecnologias brasileiras, como os módulos solares fotovoltaicos desenvolvidos no Tecnopuc.

 

 

Diplomada na Embaixada

A Embaixada Brasileira em Pequim foi um dos locais pelos quais passou a missão de reitores. No local, o Ir. Evilázio Teixeira encontrou a jovem Lang Si, que nos anos de 2006 e 2007 integrou um grupo de 40 universitários chineses que estiveram na PUCRS para intercâmbio. Conhecida pelos colegas brasileiros como Clara, ela estudou na Faculdade de Comunicação Social (Famecos), e atualmente trabalha no gabinete do embaixador brasileiro Marcos Caramuru de Paiva.

 

Em avaliação sobre a missão ao Oriente, Teixeira afirma que “a PUCRS se coloca cada vez mais como uma Universidade de classe mundial, e tem na internacionalização um de seus grandes projetos estratégicos. Com ampla e qualificada infraestrutura, professores de excelência e alunos dedicados seremos cada vez mais uma instituição de referência, no Brasil e no mundo”.

 

 

Grupo Coimbra

O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), do qual a PUCRS participa como sócia-fundadora desde 2008, é formado por 77 instituições, sendo estas 55 universidades federais, 16 estaduais e seis comunitárias ou confessionais. O GCUB integra a rede internacional Coimbra Group Universities, além de manter parecerias com associações, governos e entidades estrangeiras nas Américas, Ásia e Europa. A recente missão contou com reitores de três universidades comunitárias – PUCRS, PUC-Rio e Mackenzie (SP).

X

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/storage/0/35/e0/fijo/public_html/site/public/inc/rodape.php on line 8