NOTÍCIASNotícias

Laboratório vai transformar óleo de cozinha em biocombustível

08.06.2017

Escolas e moradores das comunidades de Porto Alegre e Viamão podem colaborar com o projeto

Por: Redação ASCOM PUCRS

 

Com a missão de transformar óleo de cozinha usado, tanto residencial como comercial, em biodiesel, a PUCRS e a Fundação Alphaville inauguram nesta quinta-feira, 8 de junho, às 9h30min, o Laboratório Promobio. A iniciativa é um programa de pesquisa e extensão universitária com o objetivo de disseminar conhecimentos sobre o biocombustível por meio de sua produção, a partir do óleo de cozinha já utilizado e recebido por doações da comunidade local.

 

O laboratório, que ficará localizado no Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc), em Viamão, dará suporte as atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas nas faculdades de Engenharia e Química, despertando o interesse dos estudantes, tanto do ensino superior como do ensino médio, para as áreas relacionadas à sustentabilidade, biocombustíveis e educação socioambiental. “Temos como objetivo fomentar a educação socioambiental como abordagem pedagógica e contribuir com o meio ambiente”, afirma Carlos Alexandre dos Santos, diretor da Faculdade de Engenharia da PUCRS.

 

Para a realização do projeto, a Alphaville Urbanismo foi a investidora responsável na readequação do laboratório, e a Fundação Alphaville acompanhou a estruturação do projeto e apoiará a mobilização comunitária para o recolhimento do material que será utilizado. A coordenação e operação do laboratório fica sob a responsabilidade da Universidade, e o financiamento é via Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

“O projeto promove a educação ambiental na cidade e posiciona a universidade como referência em pesquisa sobre o biocombustível, agindo como uma catalisadora de soluções de desenvolvimento na região”, comenta Fernanda Toledo, gerente de Sustentabilidade da Fundação Alphaville.

 

O início da ação está programado para julho e, além da produção do biodiesel, os resíduos (materiais não utilizados) serão transformados em subprodutos pelos grupos produtivos da cidade, como o sabão e a compostagem, que subsidiará hortas e pequenos jardins locais.

 

Interessados em doar o óleo de fritura usado podem entrar em contato com o Laboratório pelo e-mail labpromobio@gmail.com.

X

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/storage/0/35/e0/fijo/public_html/site/public/inc/rodape.php on line 8