NOTÍCIASNotícias

PUCRS 360º apresenta a Universidade em transformação

26.10.2017

Movimento abrange novidades desde a Graduação aos ambientes de ensino e convívio no Campus

Mais autonomia para nossos estudantes durante sua trajetória universitária, novos eixos formativos para uma experiência acadêmica diferenciada, mais espaços de convivência e estudo no Campus, são apenas algumas das novidades que compõem o movimento de transformação da PUCRS e que entram em vigor a partir de 2018. Os projetos estão reunidos no movimento chamado de PUCRS 360º – Universidade em transformação. O conceito, escolhido junto a estudantes, reitera, entre outras dimensões, a compreensão integral das pessoas e da educação; a nossa identidade enquanto uma instituição global, plural e múltipla que abrange todas as áreas do conhecimento e o nosso movimento de reorganização acadêmica que conecta os cursos em Escolas e potencializa a convergência e integração entre as áreas do conhecimento.

 

Desenvolvidas desde 2014, as iniciativas são fruto de estudos profundos, conduzidos por equipes interdisciplinares, tendo como base modelos nacionais e internacionais de referência. “As propostas decorrem do nosso posicionamento estratégico e da nossa identidade. Além disso, reflete a nossa busca incessante de uma nova educação para uma nova sociedade”, destaca o reitor da PUCRS, Irmão Evilázio Teixeira. Os detalhes dessa novidade estão disponíveis no site www.pucrs.br/360.

 

Os quatro eixos do movimento PUCRS 360º

 

• Trajetória acadêmica aberta

Permite que o estudante tenha autonomia para escolher seu percurso universitário (essa implantação será gradativa), levando em consideração suas habilidades e interesses. Os currículos são organizados em estruturas formativas que, combinadas, resultam em diplomas e certificados, permitindo uma formação dinâmica, inovadora e continuada.

 

• Educação integral

O incentivo à formação empreendedora durante a graduação é uma das novidades, junto à ampliação da formação humanística, que prepara o estudante para um mundo de rápidas transformações e de reconfiguração das noções de trabalho, emprego e carreira.

 

• Aprender diferente

Está relacionado ao ensino orientado pela pesquisa, em que o estudante é agente da sua aprendizagem e é estimulado a desenvolver soluções para desafios reais que geram impacto social.

 

• Campus repensado

Tem como princípio todo espaço do Campus ser um ambiente de aprendizagem. Novas áreas e serviços, salas de aula, laboratórios e espaços de convivência (entre eles, a Rua da Cultura, com atividades abertas ao público) serão progressivamente transformados, seguindo os princípios da flexibilidade para o uso e configuração de mobiliários, conectividade e atmosfera de convivência e de engajamento.

 

 

Novas Escolas

Ao final deste ano, estaremos organizados em oito Escolas, conectando as áreas do conhecimento e reunindo os cursos de Gradução e de Pós-Graduação. As mudanças geram mais interdisciplinaridade, oportunidades de formação, autonomia para o estudante trilhar seu caminho formativo e mais eficiência na gestão. Os cursos estarão divididos nas seguintes Escolas:

 


 

X

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/storage/0/35/e0/fijo/public_html/site/public/inc/rodape.php on line 8