NOTÍCIASNotícias

Escritório de Carreiras da PUCRS realiza trabalho voluntário com haitianos em Porto Alegre

29.11.2017

No Rio Grande do Sul o número de imigrantes haitianos é de 8,5 mil pessoas

Por: Melanie Caffarate – Ascom FIJO

 

Em parceria com o Grupo de Estudos em Desenvolvimento de Carreiras da PUCRS (GEDC), o Escritório de Carreiras está realizando um projeto voluntário na Paróquia Santa Clara de Assis, na Lomba do Pinheiro, com haitianos que estão em busca de oportunidades de emprego em Porto Alegre. Estão sendo ministrados workshops de autoconhecimento, exploração de vocabulário, currículos e entrevistas. O projeto acontece durante o mês de novembro, com os encontros aos sábados.

 

Para a consultora de carreira, Raquel Santiago, participar do projeto é uma experiência desafiadora pela questão da língua e do contato com outra cultura. Para ela, poder contribuir com o desenvolvimento é gratificante. A também consultora, Gabriela Techio, conta que muitos estão aqui para enviar dinheiro para suas famílias que permaneceram no Haiti. Mesmo nas condições que vivem no Brasil, eles afirmam ser melhor do que no país de origem. Porém, as experiências de trabalho que tiveram anteriormente acabam não sendo reconhecidas aqui, explica Gabriela.

 

O GEDC é um grupo de estudos da Escola de Humanidades da PUCRS, que tem como objetivos principais investigar como se dá o desenvolvimento de carreira ao longo vital, em diferentes contextos. O Escritório de Carreiras auxilia os alunos da Universidade no desenvolvimento e planejamento de carreira.

X

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/storage/0/35/e0/fijo/public_html/site/public/inc/rodape.php on line 8