NOTÍCIASNotícias

Seminário Vamos Falar de Futuro? debateu possibilidades de planejamento de vida para a terceira idade

08.10.2015

Com a expectativa de vida atual de 75 anos, o seminário provocou a reflexão para um projeto de vida maior.

 

A expectativa para 2030 é de que o homem gaúcho esteja vivendo em média 78 anos e a mulher até 84 anos. Estes 15 anos ou 24 anos vividos na terceira idade são muito representativos para serem subestimados e ou considerados transitórios. Pensando nisso, a Fundação Irmão José Otão, juntamente com o Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS, realizou no mês do idoso o seminário Vamos Falar de Futuro? que aconteceu no Auditório do Prédio 40 da PUCRS. 

 

Com o objetivo de pensar num projeto de vida maior, onde a terceira idade é mais uma das etapas e, como as demais, têm desafios e inquietações específicas, o evento marcou o mês de outubro e contou com debatedores de diferentes esferas sociais. Maria Elena Johannpeter - Presidente-voluntária da ONG Parceiros Voluntários, Prof. Dr. Newton Luiz Terra – Diretor do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS, Olga Medeiros - Vice-Presidente da Comissão do Idoso (CEI) da OAB/RS e Presidente da Comissão do Idoso do Instituto Brasileiro de Direito de Família/IBDFAM/RS e Idenéia Silveira dos Santos, da Pastoral da Pessoa Idosa. 

 

A abertura do evento foi realizada pelo Presidente da FIJO, Prof. João Dornelles Júnior, que falou sobre a importância em promover debates com essa temática. Entre os presentes na plateia, idosos interessados no tema, profissionais que atuam com políticas pública para pessoas idosas, representantes de entidades, como os Conselhos municipal e estadual da Pessoa Idosa, pesquisadores da área e público em geral. Destacou-se, no evento, a presença de Jussara Rauth, importante nome da área da gerontologia no cenário nacional.

X

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/storage/0/35/e0/fijo/public_html/site/public/inc/rodape.php on line 8