NOTÍCIASNotícias

Fundação apoia evento sobre envelhecimento

13.11.2015

A atividade aconteceu no Parque Esportivo da PUCRS e reuniu pesquisadores da área, idosos e comunidade em geral.

 

Nos dias 10 e 11 de novembro, a Fijo foi apoiadora do Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG) da PUCRS na realização da Primeira Roda de Conversas EnvelheSER. O evento, pensado pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, trouxe uma grande novidade para os debates da área: a transdisciplinaridade e um conteúdo menos patológico e médico, que aproximasse a ciência da comunidade, com destaque para temas ligados ao ser humano, sua complexidade e a sociedade em que está inserido. 


De forma dinâmica, assuntos como aposentadoria, espiritualidade, sexualidade, meio ambiente e inclusão digital pautaram os dois dias de atividades. Cristiano Flores, membro da comissão organizadora, comenta que a decisão central foi de empoderar os idosos, oportunizando espaços de fala, seja na plateia ou como palestrantes. Nesta lógica, foi possível desconstruir as características de um evento científico formal, transformando os assuntos abordados em uma grande roda de conversas. “Nosso principal ganho foi provocar inquietações filosóficas em todos, promovendo a reflexão de forma interativa, assim tanto os palestrantes convidados quanto o público aprendem”.


A ideia é que o evento tenha uma nova edição em 2016, repetindo o sucesso da parceria entre a Fijo e o IGG. “O entrosamento entre equipes (da Fundação e do IGG) foi um sucesso e os pedidos pela segunda edição da Roda de Conversas não param de chegar”, confirma Flores. Rita Patussi, coordenadora de Projetos da FIJO, fala ainda do alinhamento desse projeto com alguns planos para a Fijo no próximo ano: “dando seguimento ao projeto iniciado em 2011, a FIJO vem afirmando seu propósito de atuar no fortalecimento da Politica de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, buscando aproximar-se e atuar em parceria com instituições ligadas a essa politica. Para 2016, o planejamento é aprofundar essas parcerias, viabilizando ações junto à diversas instituições voltadas  ao atendimento ao idoso, bem como oferta de cursos e eventos dirigidos especificamente à pessoa idosa”.

X

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/storage/0/35/e0/fijo/public_html/site/public/inc/rodape.php on line 8