NOTÍCIASNotícias

Associação Brasileira de Normas Técnicas capacita temas de diversas áreas no Rio Grande do Sul

07.07.2016

Parceria existente entre ABNT e FIJO viabiliza realização de cursos no sul do Brasil desde 2013.

Para muitas pessoas, a sigla ABNT se limita à lista de regras de formatação de trabalhos acadêmicos. No entanto, esse universo é muito maior. A Associação Brasileira de Normas Técnicas é responsável pela elaboração de inúmeras normas brasileiras e aplicação de normas internacionais no Brasil que permitem a segurança e qualidade na produção, na comercialização e uso de bens e serviços proporcionando a competitividade e a sustentabilidade.

 

É dessa instituição que nascem normatizações sobre a segurança de artigos escolares, procedimentos de ensaio para tratores agrícolas, sistemas de proteção para descargas elétricas, gestão de riscos, segurança da informação, aspectos relacionados à responsabilidade social e mais uma infinidade de temas.


A FIJO, com a missão de apoiar a PUCRS nas atividades que visam à produção, disseminação e aplicação do conhecimento em prol do desenvolvimento cultural, social e econômico do país tornou-se parceira da ABNT para a realização destes cursos na região sul do Brasil. Nesse ano, cursos como acessibilidade a edificações, análise de investimentos imobiliários, responsabilidade social, sistemas de aterramento, entre outros, foram realizados como resultado dessa parceria.


Para o segundo semestre de 2016, estão programadas seis atividades, que tratam de temas técnicos e também de gestão. Cada um deles tem valores diferentes conforme o tema e a carga horária, além de uma política de descontos para associados, inscrições em grupo, etc. Confira os cursos que acontecem a partir de julho e seus objetivos:

 

Gestão de Riscos – Princípios e Diretrizes (28 e 29 de julho): auxiliar profissionais a adotar processos de gestão de riscos de forma eficaz, eficiente e coerente dentro de qualquer escopo e contexto.


Gerenciamento de áreas contaminadas (04 e 05 de agosto): capacitar os profissionais no entendimento das fases de gerenciamento e remediação das áreas contaminadas, promovendo debate sobre a aplicação prática.


Armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis (22, 23 e 24 de agosto): orientar engenheiros, projetistas e técnicos envolvidos no projeto, na construção, na operação, na aprovação de licenças e na inspeção/fiscalização de instalações, voltadas para o armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis.


Gestão de ativos - Sistemas de gestão (30 de agosto e 01 de setembro): Apresentar os requisitos norma ABNT NBR ISO 55001, relacionando-os com as possibilidades e benefícios de implantação. 


Responsabilidade Ambiental (12 e 13 de setembro): apresentar os conceitos, termos e definições da responsabilidade social corporativa, com ênfase no desenvolvimento sustentável, independente do porte ou segmento da empresa.


Ficha de informações de segurança de produtos químicos (26 e 27 de setembro): trazer aos participantes todo embasamento teórico e prático para classificação de substâncias e misturas de acordo com o Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS)

X

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/storage/0/35/e0/fijo/public_html/site/public/inc/rodape.php on line 8