NOTÍCIASNotícias

Evento debateu os processos de envelhecimento por diversas visões

01.11.2016

Roda de Conversas EnvelheSer contou com o apoio da Fundação Irmão José Otão

Dr. Fernando Lucchese foi um dos palestrantes do evento

 

Por: Rodrigo Viana - Assessoria de Comunicação Fijo 

 

Na última quarta-feira (26) os alunos do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS (IGG), em parceria com a Fundação Irmão José Otão, promoveram a segunda edição da Roda de Conversas EnvelheSer. O evento aconteceu durante todo o dia, no Prédio 81 do Campus Central da Universidade e contou com a participação de palestrantes de diversas áreas do conhecimento, bem como relatos de experiência de profissionais e dos próprios idosos.

 

A abertura dos trabalhos foi realizada pelo médico e diretor do IGG, Prof. Dr. Newton Luis Terra; na sequencia o evento recebeu o professor e pesquisador em educação Juan José Mouriño Mosquera, que abordou os desafios da adultez. Mosquera falou sobre suas crenças em relação ao envelhecimento saudável e destacou: “É essencial para o envelhecimento bem sucedido os sentimentos que cultivamos, recebemos e transmitimos aos outros. Precisamos de mais afetividade, mais amor”. Ao longo do dia, mais palestras marcaram as atividades, recebendo importantes nomes como o médico cardiologista Fernando Lucchese, que tratou sobre os segredos da longevidade.

 

A roda de conversas também ofereceu aos participantes três mesas temáticas: a primeira, sobre educação e aposentadoria, comandada pelo teólogo Johannes Doll e pelo pesquisador em Direito Clóvis Massaúd Barros; a segunda mesa falou sobre práticas integrativas, com a biomédica Carina Zuppa e o naturólogo Diego Ferrari Frigotto;  na última mesa, o tema foi qualidade de vida e do viver, onde palestraram o biólogo José Roberto Goldim e a médica geriatra Andressa Alves da Silva.

 

Para fazer jus aos objetivos da Roda de Conversa, promovendo a interação de diferentes representações e a interação entre os saberes, o outro ponto em destaque foi a participação de representantes da terceira idade, que compartilharam com o público seus relatos de experiência. O evento encerrou com uma palestra sobre espiritualidade e envelhecimento. A plateia estava composta por pessoas idosas, profissionais de casas geriátricas, além de estudantes e profissionais de diversas universidades, como UFRGS, UFSM, Unisinos, IPA, UFSPA e Ulbra.

 

 

X

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/storage/0/35/e0/fijo/public_html/site/public/inc/rodape.php on line 8