NOTÍCIASNotícias

Estágio profissional para alunos internacionais é um dos serviços ofertados pelo Estágios FIJO.

03.11.2016

Modalidade permite que alunos estrangeiros realizem estágios em empresas brasileiras.

Por: Rodrigo Viana - Assessoria de Comunicação Fijo 

 

O mercado de trabalho cada vez mais está em busca de profissionais com competências ligadas à adaptação, flexibilidade, domínio de outros idiomas, entendimento sobre diversidade cultural, entre outros fatores. A exigência dessas características está fortemente ligada à internacionalização das empresas durante seus processos de expansão de negócios ou mesmo no que tange aos intercâmbios de conhecimento cada vez mais frequentes.


De outro lado, cada vez mais alto é o número de possibilidades de mobilidade acadêmica para estudantes universitários. Se antes uma viagem de estudos era um privilégio de muito poucos, hoje é uma realidade mais provável, com o crescimento no número de bolsas de estudos e programas de incentivo. Essas experiências tem tornado alunos mais bem preparados para atender as necessidades do mundo do trabalho. Nesse sentido, potencializar também os estudantes internacionais que escolhem a PUCRS para seu período de estudos no estrangeiro tornou-se uma prioridade dentro do setor de estágios da Fijo.


Criado há cerca de um ano, em parceria com o Escritório de Carreiras da PUCRS e com o Programa de Mobilidade Acadêmica, o programa Estágio Internacional possibilita a realização de estágio por alunos estrangeiros que estão em intercâmbio na Universidade. A experiência nas empresas brasileiras agrega benefícios, pois amplia a interculturalidade no ambiente e na experiência profissional.


Entre os pontos em destaque para as organizações que recebem esse intercambista, estão a promoção da internacionalização da empresa e o desenvolvimento de idiomas e competências das equipes. Para os estudantes estrangeiros, os benefícios que mais chamam atenção é, além da maior experiência em vivenciar sua área de estudo, o desenvolvimento de networking e a qualificação profissional. Para Kátia Almeida, coordenadora da área de estágios, a sinergia tem gerado bons resultados: “a contratação de um estagiário de outro país traz à empresa e um contato com pessoas de outros costumes, como também outros idiomas e experiências. Além do fato que, muitas vezes, esses estagiários de outros países podem trazer práticas que são referência para o negócio da empresa”.


Uma das estudantes que participam do programa é a norte-americana Olga Ornelas, estudante do curso de Negócios Internacionais, na Universidade de San Diego, e aluna da FACE em seu período na PUCRS. Para ela, a experiência agrega muito ao seu currículo: “eu estou aprendendo a fazer novas coisas e estou participando no sucesso da empresa em seu reposicionamento. A empresa me inclui em eventos onde participa e estou conhecendo muito do que eles fazem. É bem legal, a verdade que estou desfrutando muito do que estou fazendo. Acho que estamos aprendendo mutuamente”. Kátia observa, ainda, que o intercambista tem muito a contribuir para o contratante: “os melhores resultados virão por meio da diversidade de ideias, pontos de vista diferentes e, por consequência, novas soluções, que são proporcionados pelas diferenças de cultura, sendo que a habilidade do gestor de extrair, lidar e motivar esses diferentes perfis é o que proporcionará uma evolução no ambiente de trabalho.”


Sthefany Barbosa, gerente de projetos na Able Contatos Inteligentes, destaca que a integração da nova estagiária foi muito tranquila e entende que para a empresa e para a estagiária, esta é uma experiência muito importante, e parte do sucesso dela se deve ao bom convívio entre eles: “além de podermos contar com a opinião dela para definição de novas estratégias no que tange nosso plano de negócios internacional, temos a possibilidade de vivenciar um pouco de sua cultura e percepções através de relatos cotidianos”. A língua, que poderia ser uma barreira, tem ajudado os dois lados a crescerem juntos: “Na maioria do tempo falamos português visando o aprendizado da estagiária, mas a língua inglesa acaba sendo recurso quando necessário, aumentando o caráter intercultural do ambiente, motivando também os colaboradores a aprimorarem suas qualidades de comunicação”.


Para a psicóloga Daniela Boucinha, coordenadora do Escritório de Carreiras da Universidade, esse momento agrega experiência e conhecimento à carreira dos estudantes: “Realizar um estágio durante o intercâmbio é uma excelente experiência para a carreira e oferece uma chance única de aprimorar conhecimentos profissionais, bem como a  aprimorar o idioma. Além disso, a experiência proporciona ao aluno aprender sobre como negócios são administrados em uma cultura diferente da sua de origem”. A dica, segundo Daniela, é entender que existem maneiras diferentes de se pensar e de se trabalhar e isso irá auxiliar no desenvolvimento da flexibilidade e da abertura a aprendizados novos.


O serviço de integração de estágio internacional está disponível para todos os estudantes intercambistas que realizam mobilidade na PUCRS. Qualquer empresa conveniada ao Estágios FIJO pode participar do programa. Para conhecer mais detalhes e outros projetos, entre em contato pelo telefone 51 3205.3125 ou pelo site www.estagiosfijo.org.br

 

X

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/storage/0/35/e0/fijo/public_html/site/public/inc/rodape.php on line 8