top of page

5 dicas que podem ajudar com o primeiro estágio

Por: Amanda Ferronato – Assessoria de Comunicação




Realizar o primeiro estágio é um misto de ansiedade e também de expectativa. É um experiência nova, com pessoas novas e muitas vezes realizando demandas que você nunca tinha feito. Sem dúvidas, é um grande aprendizado para sua trajetória profissional e também pessoal.


Mas antes de realizar o estágio, você  passara por uma etapa chamada PROCESSO SEETIVO. Sabemos que esse momento gera muita ansiedade e nervosismo. Porém, se você estiver preparado/a para esse momento, certamente tornará esse momento muito mais tranquilo e conseguirá se expressar melhor. 


Para te ajudar, a líder do time de Gestão de Talentos do PUCRS Carreiras, Bruna Lira, preparou conselhos valiosos que podem ajudar com o primeiro estágio:


PREPARE O SEU CURRÍCULO: Organize suas informações pessoais, profissionais e acadêmicas de forma completa, clara e objetiva, de maneira que este documento conte a sua história para quem ainda não lhe conhece. Estude seu currículo para contar sua trajetória até aqui.


ESTUDE SOBRE A EMPRESA: Quando for chamado/a  para um processo seletivo, estude sobre a empresa, qual é o ramo em que atua, pesquise sobre o mercado concorrente, situação financeira, clientes, missão e valores. Essa atitude te ajuda a se preparar para o momento da entrevista, além de demonstrar interesse na oportunidade.


CUIDE COM O PORTUGUÊS: Sempre cuide e revise o seu português, seja em documentos escritos ou na fala. Ter um português adequado é importante durante este momento. Se precisar, escreva seu discurso antes para treinar e revisar o português.


SEJA PONTUAL: Seja em entrevistas online ou presenciais, cuide com o horário. Se for no formato online, verifique sua conexão e o ambiente se está adequado para este momento. Tente ingressar no link da chamada antes, se possível, para testar. Se precisar se deslocar para um processo presencial, pesquise sobre o tempo de trânsito, onde fica o local, formas de chegar no endereço e saia antecipadamente. Imprevistos acontecem, mas quanto mais organizados estamos, menor o risco de algo dar errado.


SEJA VOCÊ MESMO E NÃO INVENTE MENTIRAS: Parece bastante óbvio, mas é sempre importante relembrar: jamais invente histórias sobre você, sobre seus conhecimentos ou a falta deles. As informações poderão ser checadas pela empresa. O mais indicado é sempre ser você mesmo.



20 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page