top of page

Janeiro Branco: um alerta sobre a saúde mental

Por: Roberta Telles – Estudante de Psicologia no time de Gestão de Carreiras.




2024 chegou, e com ele 366 dias para refletirmos sobre algo fundamental: nossa saúde mental.

É momento de quebrarmos estigmas, propormos conversas sobre o assunto. É necessário entendermos a importância de cuidarmos da nossa saúde física, mas também priorizarmos o bem-estar psicológico. Afinal, no fim das contas é o que nos move rumo a concretização dos nossos objetivos. Além disso, é importante sabermos um pouco mais sobre a Campanha “Janeiro Branco” que completa 10 anos neste mês e possui como objetivo a conscientização sobre a saúde mental.   


CAMPANHA JANEIRO BRANCO


A Campanha “Janeiro Branco” foi criada pelo psicólogo e palestrante Leonardo Abrahão e acontece desde janeiro de 2014.  Ocorre em janeiro justamente por ser o primeiro mês do ano, o que mobiliza mais pessoas a fazerem reflexões acerca do ano que passou, de suas vidas, relações, hábitos, revisitar  momentos passados que viveram e traçar objetivos e metas para o ano que se inicia.

 

Dessa forma, Janeiro, tradicionalmente e simbolicamente, inicia como uma página ou tela em branco, por isso “Branco” em seu nome, em que todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou reescreverem as suas próprias histórias de vida, incluindo aí o cuidado com a mente.  

A Universidade é um ambiente que se preocupa com o bem-estar integral dos seus alunos/as. Possui diversos recursos disponíveis para te ajudar a dar esse pontapé no cuidado da sua saúde mental. Nesse sentido e sabendo que o percurso na faculdade pode ser desafiador, com suas exigências e pressões (e isso por si só já pode ser considerado um bom motivo para você dedicar um tempo para cuidar de si mesmo) preparamos algumas dicas que podem auxiliar a deixar sua saúde mental em dia no ano de 2024.

 

SERVIÇOS OFERECIDOS PELA PUCRS


Centro de Apoio Discente 

O Centro de Apoio Discente está localizado no 3º andar do living 360º e possui o Núcleo de Apoio Psicossocial (NAP) que é composto por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, assistente social, psiquiatra e psicopedagogo. Além disso, o NAP tem como objetivo promover um espaço de escuta de forma gratuita. São realizados acolhimentos, apoio e encaminhamentos, quando necessário.   


Centro de Pastoral e Solidariedade 

A Pastoral fica localizada no 3º andar do Living 360º e dentro dos seus projetos, possui o de Meditação, em que são oferecidas práticas de meditação no formato presencial e online. Para os momentos presenciais existem duas salas de meditação no Campus. Além disso, a Universidade conta com inúmeros jardins, que são um convite para conexão interior.


É notório o impacto da meditação na saúde mental, uma vez que um dos objetivos é acalmar os pensamentos, alcançar um estado de clareza mental e emocional.  


PUCRS Carreiras 


Para você que começou o ano desanimado com a sua carreira, com dúvidas e incertezas sobre seu curso ou com dificuldades de se recolocar no mercado de trabalho, tenha em mente que isso influencia e muito a sua saúde mental. No entanto, a equipe do PUCRS Carreiras está ao seu lado para tornar esse momento um pouco menos difícil. 


Nosso serviço conta com duas frentes: Recolocação Profissional e Planejamento de Carreira. Ambos irão te possibilitar começar o ano de 2024 com ferramentas que te ajudarão a impulsionar a sua carreira. Para saber mais, clique aqui. 

 

Vamos juntos nessa? 

0 visualização
bottom of page