top of page

Crie um tempo para cuidar da carreira




Estamos chegando a metade de 2022. Como todos os anos, quando nos aproximamos desse período, refletimos sobre quais as combinações até final do ano que não colocamos em prática. Ainda, analisamos o que não permitiu que as ideias saíssem do papel. Nesse momento, percebemos que o ato de montar listas não é o suficiente para que os nossos objetivos de vida sejam alcançados.


Muitas vezes, a conclusão da análise sobre o que “deu errado” é a falta de tempo. Não tivemos tempo para fazer o curso que queríamos, para buscar uma nova oportunidade de gerar renda, para conversar e aquecer a nossa rede de contatos. Enfim, faltou tempo para cuidar da nossa carreira. Isso nos convida a refletirmos sobre o modo como gerenciamos a nossa rotina.

Nós do PUCRS Carreiras buscamos promover um espaço para que você reflita sobre a sua trajetória de carreira, por isso, criamos algumas dicas sobre como criar tempo para cuidar dela. São elas:


– Defina a sua prioridade, saiba o que é urgente para sua carreira nesse momento da sua trajetória. Uma certificação específica? Um outro idioma? Novos contatos profissionais? Foque em um objetivo por vez.

– Evite definir metas grandes. Por exemplo, a meta de fazer um mestrado é muito grande, sugerimos que você comece criando a mini meta de pesquisar os editais de mestrado que possam lhe interessar. Trabalhar com pequenas metas gera motivação e traz movimento para o nosso plano de ação.

– Reserve um momento na semana para pensar e investir na sua carreira. Coloque na agenda e encare como um compromisso que deve ser cumprido. Nesse horário semanal busque escutar um podcast, pesquisar sobre a sua área, entre outros.


Essas três dicas facilitam que a pessoa consiga lidar com o tempo com maior tranquilidade, o que permite tirar as ideias do papel e alcançar os objetivos profissionais. Muitas vezes, no processo de planejamento da carreira, precisamos do apoio de pessoas especializadas. O PUCRS Carreiras é formado por uma equipe de psicólogos com experiência na área de orientação profissional e de carreira.


Conte com a nossa equipe para planejar o seu tempo e sua carreira.

69 visualizações
bottom of page