top of page

Dicas para turbinar e deixar seu currículo atrativo para o mercado de trabalho



Por: Amanda Ferronato – Assessoria de Comunicação –


Quando pensamos em nos inserir no mercado de trabalho, o currículo é a primeira coisa que passa pela nossa cabeça. E com razão! É muito importante elaborar um currículo atrativo, que contenha informações relevantes e que chame a atenção dos recrutadores. Ele é nosso cartão de visita para o mercado de trabalho. E os profissionais levam poucos segundo para avaliar se você passará para a próxima etapa ou não.

Mas então, como chamar a atenção dos recrutadores? A supervisora da área de Recrutamento e Seleção do PUCRS Carreiras, Priscila Dietrich, separou algumas dicas de como turbinar seu currículo e torná-lo mais atrativo.

- Evite utilizar o uso de primeira pessoa na descrição do currículo;

- Utilize no máximo duas páginas, evitar currículos muito extensos;

- Fique atento para currículos muito coloridos e com informações dispersas ou incompletas;

- Destaque somente os cursos realizados nos últimos cinco anos e que tenham relação com a vaga para a qual estejam enviando;

- Experiências não remuneradas e/ou trabalhos voluntários, projetos escolares são de grande relevância. Destaque as três últimas experiências ou as que sejam mais relevantes para a vaga. É importante que cada experiência citada tenha no mínimo três atividades desempenhadas no cargo.

É importante ressaltar que o currículo é um documento bastante maleável. Desse forma, o candidato pode adaptar as informações destacando conhecimentos e experiências de acordo com a vaga para a qual for enviar o material.

Priscila também destaca que dados pessoais devem ser evitados por uma questão de segurança. Referente a foto, deve ser colocada no somente quando a empresa solicitar e nesse caso, o desejável é uma foto do ombro para cima, com fundo neutro.

Com essas dicas você deixara seu currículo mais atrativo e com maiores chances de se inserir no mercado de trabalho. E falando nisso, no site do PUCRS Carreiras você encontra diversas oportunidades de vagas de estágio e efetiva.

13 visualizações
bottom of page