top of page

Por que o autoconhecimento é tão importante para a nossa carreira?


Não é à toa que a etapa de autoconhecimento é a primeira parte do processo de planejamento de carreira.


Quando não sabemos quais são os valores que são importantes para nós, o que eu gosto ou não gosto de fazer, quais são os meus pontos fortes e pontos de desenvolvimento, pode ficar mais difícil de fazer escolhas que fazem mais sentido para nós.


Como eu vou saber se o que eu escolhi faz sentido para mim e para a minha atuação profissional, se eu não tenho conhecimento sobre mim em relação a esses pontos?

Fazer essas reflexões e desenvolver mais autoconhecimento pode ajudar muito para a nossa trajetória de carreira. Quanto mais autoconhecimento e consciência sobre esses aspectos, mais assertivas serão as nossas escolhas.


Para fortalecer o autoconhecimento e se questionar sobre isso, deixamos aqui dicas de algumas perguntas para reflexão:


-Quais são as três pessoas que você mais admira e quais são as características que você admira nelas? -O que as pessoas dizem sobre você, que você não concorda? -Se você tivesse que descrever três pontos fortes, quais seriam? -Quais atividades que você realiza hoje que você gostaria de manter no futuro? -Se você pudesse mudar algo no mundo, o que seria?


E por fim, apenas lembrando que autoconhecimento é um processo, estamos sempre nos conhecendo um pouco mais todos os dias, conforme vivemos e pensamos sobre as situações e experiências de vida.


Boas reflexões!

13 visualizações
bottom of page