top of page

REDE MARISTA PROMOVE 2ª CONFERÊNCIA SOBRE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTOJUVENIL


O 18 de maio é marcado por uma ampla mobilização pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil. Para discutir estratégias em torno do tema, o Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Assessoria de Proteção à Criança e ao Adolescente da Rede promovem a 2ª Conferência Marista sobre Enfrentamento à Violência Sexual Infantojuvenil, que será realizada no dia 28 de maio, sexta-feira, das 8h30 às 10h30, no zoom.

Idealizado especialmente para gestores, educadores, Irmãos Maristas e convidados externos, o evento online também é gratuito e aberto ao público em geral. As vagas são limitadas, e a inscrição pode ser feita aqui até o dia 20/5. Os inscritos receberão um lembrete um dia antes do evento com o link e senha de acesso.

A programação privilegia aliados essenciais para combater essa grave violação de direitos humanos. Confira os detalhes:

  • Painel: Espaços Educativos como Ambiente de Prevenção à Violência Sexual - mediadora Dra. Gibsi Rocha. Médica Psiquiatra, com Mestrado em Clínica Médica, residência em Psiquiatria pela State University of New York, e Fellowship em Psiquiatria da Infância e Adolescência pelo Mount Sinai School of Medicine. Atua no Hospital São Lucas e é professora na PUCRS. Possui experiência com psiquiatria na adolescência e na infância, abuso sexual e maus tratos.

  • Reflexão: Estratégias e Metodologias de Prevenção à Violência Sexual nos ambientes educativos, com o Dr. Ângelo Costa (PUCRS). Professor na Pós-Graduação em Psicologia e em Ciências Sociais da PUCRS, atuou como consultor na Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, e na Unesco. Foi o primeiro pesquisador latino-americano a receber o Rising Star da Association of Psychological Science (APS), e desenvolve pesquisas sobre psicologia social e saúde.

  • Reflexão: Professores/as e Colaboradores/as como agentes de Prevenção ao Abuso Sexual: metodologias de avaliação e intervenção, com Dra. Jane Felipe (UFRGS). Psicóloga, com Mestrado e Doutorado em Educação, Pós-doutorado em Cultura Visual pela Universidad de Barcelona. Atua na Pós-graduação da Faculdade de Educação da UFRGS, na linha Educação, Sexualidade e Relações de Gênero. Coordena a pesquisa: Ignorar para acobertar, ou informar para proteger? Scripts de gênero e sexualidade na prevenção das violências contra crianças.


Reflexões e ações de conscientização

A Conferência Marista soma esforços a outras iniciativas, como a campanha institucional Diálogo para o enfrentamento à violência sexual infantojuvenil lançada no dia 3/5, além de formações para colaboradores



O tema mobiliza ainda 18 ações promovidas pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que conta com a participação de educadores maristas enquanto representantes institucionais. A série de lives e palestras contam com apoio do Conselho Estatual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDICA-RS), que igualmente possui atuação representativa. Acompanhe a programação na fanpage da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS e veja mais detalhes aqui.

5 visualizações
bottom of page