top of page

Retrospectiva de 2023: como e por que aproveitar o fim de ano para refletir sobre a sua carreira

Por: Ana Cecília Petersen, psicóloga e Consultora de Carreira

do PUCRS Carreiras


O final do ano é um convite para uma pausa reflexiva, especialmente quando se trata de nossa carreira. É um momento em que podemos avaliar as conquistas alcançadas ao longo do ano, os desafios superados e os objetivos que ainda temos.


Esse também é um momento de refletir sobre o que realmente valorizamos nessa jornada – o quanto você está feliz com a vida que leva? Através dessa retrospectiva é possível reconhecer e valorizar o nosso crescimento, assim como nos permite identificar pontos de melhoria, ajustar estratégias e estabelecer novas metas para o próximo ano.


Essa autoanálise é fundamental para tomar decisões mais conscientes sobre o futuro profissional, seja buscando novas oportunidades, adquirindo novas habilidades ou redefinindo prioridades.


Em resumo, o fim de ano é um momento importante para olhar para trás, avaliar o presente e planejar o futuro de nossa carreira.

A reflexão fornece clareza, direção e orientação para enfrentar os desafios que virão, permitindo um crescimento profissional mais significativo e alinhado com nossos valores e desejos.

Em resumo, a nossa vida toda é sobre crescimento e mudança. Não é sobre um destino e não tem nada de linear. Sendo assim, o que precisamos é de um processo para identificar o que queremos nos tornar e como criar uma vida que faça de fato sentido.


Então fica aqui o meu convite para você se despedir de 2023 revisando seus projetos, refletindo sobre possíveis ações e avaliando quais âmbitos da sua vida você precisa focar.


Aqui vale rever fotos, colocar para rodar a playlist “as mais tocadas do seu 2023” do seu Spotify ou qualquer outra coisa que vá te apoiar a entrar em contato com a energia de 2023, de janeiro a dezembro.


Depois de se conectar com o ano através desses estímulos, relembrando as estações, os pontos marcantes, as conquistas, celebrações, desafios e dores vividas, siga à instrução abaixo:




Espero que essa reflexão seja o fio condutor para uma carreira cheia de sentido e realização em 2024.

4 visualizações
bottom of page