Por: Bruna Weirich, psicóloga e Consultora de Carreira do PUCRS Carreiras
Você sabe qual a relação entre marca pessoal e sucesso profissional?
Nos dias atuais construir e manter uma marca pessoal não é mais uma escolha, é uma necessidade. Sua marca pessoal é a expressão de quem você é, o que você representa e como você deseja ser percebido pelo mundo, é a sua declaração ao universo profissional e uma ferramenta poderosa que pode moldar o seu futuro.
Construir e fortalecer uma marca pessoal passa por um processe de autoconhecimento para compreender: como tem sido visto, como gostaria de ser visto, suas habilidades, habilidades que ainda precisa desenvolver, objetivos profissionais e caminhos que precisam ser percorridos para conquistar estes objetivos de curto, médio e longo prazo para a nossa carreira. Afinal, não existe construção de marca pessoal a curto prazo, mas os seus comportamentos de hoje já são elementos presentes na percepção que você gera.
Um profissional que toma consciência de que é uma marca pessoal e passa a fazer a gestão da sua marca é como, de fato, assumir o protagonismo da sua jornada, que consequentemente tem um impacto nas oportunidades e sucesso profissional.
Mas então, quais os primeiros passos para essa construção?
1- Mapeie seus comportamentos e adjetivos.
Mapear e tomar consciência dos seus comportamentos faz parte de um processo de autoconhecimento. Ou seja, é importante que você saiba que cada comportamento tem um impacto na percepção gerada, nos adjetivos que as pessoas utilizam para se referir a você, e a longo prazo impacta na sua marca pessoal.
2- Invista no seu desenvolvimento.
Realizar gestão da nossa marca pessoal inclui também olharmos para aspectos que precisam de desenvolvimento para alcançarmos os nossos objetivos de carreira. Faça uma análise para identificar dos seus pontos de desenvolvimento quais terão impacto nos seus objetivos e quais estratégias irá adotar para desenvolve-los.
3- Coloque em prática seus pontos fortes.
Expanda o seu repertório colocando em prática seus pontos fortes, por exemplo, se você sabe que possui comunicação como um ponto forte, o coloque em prática nos momentos em que tiver oportunidade: em reuniões, apresentações de trabalho, etc.
4- Esteja presente no digital.
Construir uma marca pessoal e realizar a gestão estratégica envolve utilizar ferramentas que estão a nossa disposição para impulsionar nossa carreira e o digital é uma delas. Você tem a possibilidade de ser visto e construir a percepção da sua marca aumentando suas chances e oportunidades de carreira tanto no ambiente corporativo quanto empreendendo.
Comments